segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Baratas – 300 milhões de anos e muita coisa na cabeça

barata_cara Há 300 milhões de anos estes seres resistem a tudo, Big Bang, terremotos, poluição, tempestades, frio e calor intensos.

De cores tradiocionais como marrom ou negra, ou até algumas mais exentricas com cores vibrantes.

Com tanta idade assim alguma coisa as baratas já devem ter na cabeça… Sim e tem muito!
Segundo uma pesquisa feita pelo cientista Simon Lee da Universidade de Nottingham, no Reino Unido foi descoberto que o tecido cerebral e o do sistema nervoso destas criaturas está repleto de material capaz de eliminar mais de 90% das bactérias Staphylococcus aureus, resistente à meticilina  e Escherichia coli, sem fazer mal algum as células humanas.

A pesquisa ainda descobriu que nestes tecidos existem mais de nove moléculas que são tóxicas a bactérias, mas sem danos ao homem.

Para Lee, este resultado não foi uma surpresa, pois segundo ele: “Os insetos normalmente vivem em ambientes que não são higiênicos, onde devem encontrar muitos tipos diferentes de bactéria. É lógico que elas desenvolveram maneiras de se protegerem contra microorganismos”

Enfim a barata terá seus milhões de anos reconhecidos em prol da humanidade e deixará de ser só mais um ser que assombra os lares dos humanos tão ingratos a ela.

Fontes de pesquisa: Revista Galileu, FIOCRUZ
Imagem: Google Imagens

Technorati Marcas: ,