quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cineasta do Cazaquistão quer apagar ‘Borat’ da lembrança

imageEm 2006,  Sacha Baron Cohen interpretou Borat, um jornalista do Cazaquistão que sai de seu país e vai aos Estados unidos em busca de seu grande amor: a atriz Pamela Andreson. Entre idas e vindas, Borat vive inúmeras aventuras e diga-se de passagem, todas são escrotas e grosseiras.
As piadinhas e e citações ao Cazaquistão renderam a Cohen alguns problemas como: ser proibido de pisar naquele país e também foi ameaçado de processo pelo governo local.

’Aventuras’ a parte, agora um diretor nativo do Cazaquistão quer dar sequência a esta história, mas de modo que privilegie o país.

imageA sequência do longa se chamará, My Brother, e será dirigida por Erkin Rakishev(foto) que disse as seguintes palavras à BBC:

"Todo cazaque que vai ao Ocidente sente desconforto ao dizer de onde vem porque os ocidentais associam o país ao filme Borat "

E ainda acrescentou:

Acho que (o filme) passou do limite. Talvez eles só quisessem fazer uma piada, mas nos diminuíram, nos insultaram, nos misturaram com sujeira, nos compararam a animais, nos representaram como um povo bárbaro e selvagem."

"Você diz que todos entendem que foi uma piada, mas não concordo, porque a maioria das pessoas acredita no que vê e ouve".

A nova história se passará com um jornalista americano chamado John que assiste ao pseudodocumentário de Borat e resolver visitar o Cazaquistão em busca do tal vilarejo de Kusek.

"No filme, John se lembra de que Borat havia mencionado seu irmão Bilo, que tem um problema mental. Ele encontra Bilo em um hospital psiquiátrico ao lado de Osama Bin Laden e George Bush, e é assim que o filme começa" , conta Rakishev.

E o tal Bilo leva o jornalísta americano por uma viajem ao seu país.

N. do E.: Caro leitor, foi só eu que senti,mas parece que o diretor Rakishev está dando o troco ao fazer o jornalista americano passar por umas boas fora de casa?

Referência: BBC 
Imagens: Google Imagens