Uniformes da SS e da Gestapo, fotografias de ‘Fuhrer’, além de uma coleção de medalhas nazistas, textos e vídeos compõe a exposição "Hitler and the Germans. Nation and Crime" em Berlim. A ideia da exposição é explicar a fascinação que Hitler causou em seu povo. Outro ponto que a mostra pretende abordar é o fato de que praticamente todos os setores da sociedade alemã ajudaram de alguma forma a criar um culto sobre Hitler.
A exposição está em ordem cronologia e dividida em três partes e contando com mais de mil objetos do período da guerra.
A exposição que será aberta amanhã e ficará a disposição do público até 06 de fevereiro de 2011 já está causando grande polêmica pois, a imprensa do país tem alertado que esta exposição não faz críticas a política de Hitler, sendo assim algumas massas de neonazistas podem fazer do local um ponto de peregrinação.
Hans-Ulrich Thamer, um dos curadores da mostra, em entrevista coletiva disse sobre a ideologia neonazista: "não são público de museus" e "não trata Hitler como um herói".
Mais de seis décadas já se passaram após a Segunda Guerra Mundial e segundo os organizadores da exposição, esta é uma oportunidade para que as novas gerações encontrem respostas sobre muitas questões sobre Hitler e a guerra.
A mostra ainda sugere que a figura carismática de Hitler não era por si só, forte o suficiente, para ir com os planos nazistas muito adiante, e tudo só foi possível devido a adesão de grande parte da sociedade alemã bem como sua elite mais abastada.
Uma das explicações para o apoio da massa, segundo a mostra, seria de que a crise em que o país estava era muito forte e os alemães viram nas promessas de Hitler, bem apoiadas em seu esquema de propaganda, um oportunidade de prosperar.
Jogos de mesa da época, soldadinhos nazistas de chumbo, tapetes bordados à mão por crianças e presenteados a Hitler também compõe a mostra, além de quadros e pôsteres de cunho racial e discriminativos como no comparativo de fotos entre uma criança com deficiência física e um atleta junto ao alerta sobre o perigo de se conviver com a raça dos ‘atrasados’ e de este últimos tenham mais filhos dos que os próprios arianos.
A exposição que "não pretende ofender ninguém", segundo os curadores, remonta a figura de Hitler e o nazismo que foram mostrados em filmes e publicações sobre o assunto que vem sendo publicadas desde a segunda metade do século XX.
Fonte de referências: Yahoo
Imagem: Google Imagens