segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nokia - Disconnecting People, será?

Após 19 anos de casa, Anssi Vanjoki o homem forte de serviços e smartphones da gigante finlandesa Nokia pede demissão.
Vanjoki foi o responsável pela linha NSeries, onde o tão famoso Nokia N95 fez história sendo o primeiro smartphone que agrupava uma potente câmera, Wifi e inédito até o momento: um serviço de GPS integrado ao modelo que facilitava a vida de quem viajava muito e precisava se guiar por novos locais. Sucesso esse que não foi repetido pela fabricante desde então.

A fabricante finlandesa tem tido dificuldades no mercado devido aos competidores de mercado: iPhone (Apple) e Droid (Motorola). Esta briga de titãs tem feito com que as  ações da Nokia oscilem na bolsa e nesta sexta-feira 10, chegaram a subir quase 7%, mas fecharam o dia somente com 0,6%.
Nesta mesma sexta-feira a Nokia anunciou a contratação de Stephen Elop para o cargo de Vanjoki.

Realmente a Nokia teve seu reinado por um longo período, conseguiu ultrapassar o gigante do mercado da época, a Motorola e seus modelos em série V3.
Há alguns anos muito se falava por quanto tempo a Nokia manteria esta posição de líder em ascenção. E como é para todos, parece que o fim está chegando.
Durante o auge de sua criação e produção, os smartphones da Nokia foram capazes de satisfazer muitos usuários com suas configurações fáceis e um sistema amistoso que foi o Symbian. Mas as inovações e necessidades de mercado somado as demandas por tecnologias como touchscreen, processadores mais velozes, cabos de dados padrão para todos os modelos acabaram por atrasar o progresso desta gigante, que teve seus passos muito lentos e pesados para poder alcançar o que os demais fabricantes já ofereciam há um certo tempo.

Talvez o que tenha puxado o freio de mão da Nokia no Brasil foi o atraso do lançamento do N97 somado a seus bugs de sistema e suas multiplas atualizações de software, podemos juntar a este pacote os lançamentos dos modelos 5230,5233, 5235 e etc que foram postos no mercado quase que simultâneamente e com quase nenhuma diferença entre eles, o que confundiu o consumidor na hora da compra. E como ingrediente final desta receita o lançamento do N900 que exigiu milhões da empresa em marketing, mas o modelo já existia na Europa há muitos anos e também irritou os fãs do fabricante, que gerou um redemoinho em blogs e sites especializados onde o protesto era geral. O grito dos internautas era de que o Brasil estava sendo subestimado por receber um modelo “velho” com pompa e glória de algo inédito.