sábado, 4 de setembro de 2010

Experiência Discovery Brasil – Tornado 360°

Tornado 3D

Como você pode ver no vídeo, 70% dos tornados ocorrem nos Estados Unidos. Mas e os outros 30%? Com exceção dos polos, manifestações deste fenômeno tem sido observadas em todo o mundo. Os tornados costumam se formar no noroeste e sudeste da Europa, no sul da África, no centro e no leste da América do Sul, no centro-sudeste da Ásia, e também no oeste e sudeste da Austrália e Nova Zelândia.




Falando nisso, você sabe como se proteger de um tornado? Se você não dispõe de um abrigo subterrâneo, use o cômodo localizado na parte mais afastada; o canto oposto à direção em que se move o tornado é o lugar mais recomendado.

O lugar onde você definitivamente NÃO deve ficar é o epicentro do tornado, já que as chances de sobrevivência são praticamente nulas devido à força destes impressionantes fenômenos da natureza. Somente no epicentro do tornado em 360º é que você se sentirá a salvo. Use o mouse para se mover pelo interior do tornado e observe a assombrosa destruição à sua volta de um lugar privilegiado.


Como fabricar um óculos 3D

Concentre o foco em um objeto qualquer, como um lápis sobre a mesa, e observe-o alternadamente com um olho e depois com o outro. Ele parece se mover! A explicação é simples: nossos olhos, apesar de bem próximos entre si (aproximadamente 7 cm), não veem exatamente a mesma coisa. Cada olho distingue duas dimensões, não três. Então, como conseguimos perceber o volume dos objetos? É nosso cérebro quem se encarrega de integrar as duas imagens simultâneas, criando uma terceira em 3D. Sem ela, não poderíamos viver. A alimentação, por exemplo, seria uma tarefa quase impossível. Todas as artes visuais, como a pintura, a fotografia, o cinema e a TV, sempre tentaram fazer com que seus suportes em duas dimensões oferecessem a ilusão da tridimensionalidade.

Em 1840, para surpresa de seus contemporâneos, o cientista britânico Charles Wheatstone inventou o primeiro aparelho que, a partir de duas fotografias em preto e branco, conseguia gerar um impressionante efeito em 3D. Desde então, foram desenvolvidas múltiplas variações. A ideia mais bem-sucedida é simples. Baseia-se em projetar duas imagens simultâneas e sobrepostas, apenas deslocadas uma da outra. À primeira vista parece um erro, o que os impressores denominam "fora de registro". Mas se usarmos óculos especiais, já não percebemos este erro aparente. Mediante filtros diferentes, um olho recebe uma das duas imagens, enquanto o outro recebe a outra. É assim que se reproduz a visão "natural": cada olho observa algo levemente diferente, o cérebro compõem a imagem final e então vemos a figura bidimensional tornar-se corpórea. A técnica de decomposição da imagem em duas sobrepostas, assim como as características dos óculos, cada vez mais sofisticados, evoluíram enormemente. No entanto, o princípio geral em que se baseia continua o mesmo.




Fonte Óculos 3D: Texto e vídeo: Discovery Brasil
Fonte Tornado 3D: Texto e vídeo: Discovery Brasil
Para saber mais acesse: EXD

Technorati Marcas: ,,