quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bateria a base de óleo vegetal e refrigerante

“Pesquisadores relataram, hoje, um novo tipo de bateria, que permite a recarga de celulares, laptops e outros portáteis utilizando refrigerante ou óleo vegetal. O anúncio ocorreu durante o 240º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química.

"Esses aparelhos têm potencial para substituir as baterias tradicionais", afirma Shelley Minteer, pesquisadora que apresentou o produto.

As células do corpo humano possuem pequenas estruturas para realizar seus funções, denominadas organelas. Para a nova célula biocombustível, a equipe se baseou na mitocôndria, que transforma calorias em energia para a sobrevivência.

A partir de açúcar e gorduras, a mitocôndria é capaz de produzir energia armazenável. Esse sistema de produção de energia abre a possibilidade de abastecimento de um notebook ou celular com gorduras vegetais ou óleos comuns, segundo Minteer.

O dispositivo consiste em uma pequena camada de mitocôndrias localizadas entre dois eletrodos. Os testes descritos pela equipe demonstraram que ele foi capaz de produzir eletricidade a partir de açúcar ou óleos.

Segundo Minteer, outras aplicações da nova bateria incluem sensores de temperatura, detectores de movimento e localização de veículos.”

 

Fonte: Folha
Imagem: Google Imagens