domingo, 23 de maio de 2010

Líbano - Arroz libanês



Ingredientes:
1 cebola picada
2 1/2 colheres (chá) de sal
1 peito de frango inteiro, com osso
óleo de girassol
250 g de carne moída (patinho, alcatra ou coxão mole)
2 colheres (chá) de pimenta-síria
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de arroz integral
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça torrada
2 colheres (sopa) de amêndoas sem pele torradas

Modo de preparo:
1. Numa panela média, coloque 3 xícaras (chá) de água fria, metade da cebola picada, 1 colher (chá) de sal e o frango. Leve ao fogo alto e assim que ferver reduza para fogo baixo. Deixe cozinhar por 15 minutos com a panela parcialmente tampada. Retire o frango, deixe esfriar e desfie em pedaços grandes. Reserve o caldo, que será usado para cozinhar o arroz.

2. Em outra panela, acrescente o óleo e leve ao fogo alto. Quando estiver bem quente, junte a carne moída e mexa bem até que não esteja mais vermelha (com aspecto de crua). Abaixe o fogo, tempere com 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de pimenta-síria e a canela. Misture bem e acrescente o arroz integral. Junte o caldo do cozimento do frango e 1 colher (sopa) de manteiga. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a tampa entreaberta, por cerca de 1 hora, até que o arroz esteja cozido, sem água no fundo da panela. Junte a farinha de linhaça e mexa bem.

3. Tempere os pedaços de frango cozido com 1/2 colher (chá) de sal e 1 colher (chá) de pimenta-síria. Numa frigideira grande, aqueça as 2 colheres (sopa) de manteiga restantes em fogo médio, junte os pedaços de frango e deixe dourar por 10 minutos, virando os pedaços de vez em quando.

4. Para servir, disponha o arroz no centro de uma travessa, os pedaços de frango em volta e salpique tudo com as amêndoas torradas – inteiras ou cortadas em lâminas. Sirva imediatamente.

Fonte:Panelinha