segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os Pais do Heavy Metal

E os Sábados Negros?

Birminghan - Inglaterra, 1968. O misticismo casado com segredos obscuros  estavam em alta nesta época. Este foi o enredo que fez com  que Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward, e Ozzy Osbourne se unissem para criar a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos. O Black Sabbath. Dois anos depois já nascia o primeiro vinil da banda intitulado "Black Sabbath". Todas as faixas são de uma maestria digna de um regente. Os riffs de Iommi de mãos dadas com a garganta ácida e Ozzy somados a "cozinha" perfeita de Butler e Ward destruíram quarteirões , provocaram pais conservadores e causaram muitos conflitos de ideologias religiosas no seio das grandes familias inglesas. Este foi o começo de um longo Sábado Negro. A introdução de N.I.B já o suficiente para desconcertar qualquer desavisado. E frases como :"O que é isso que se levanta a minha frente?  Um vulto preto que aponta para mim "( frase inicial  da música Black Sabbath) tiraram o sono e ao mesmo tempo atrairam milhares de seguidores. O Sabbath passou por várias formações, trocas de vocalistas, bateristas, chegando a um  ponto onde somente havia um integrante original no cast da banda, Iommi, que nunca deixou que o nome do Sabbath ficasse para o passado. Muito se falou em trocar o nome da banda neste tempo, mas o valor do nome original permaneceu. Ozzy seguiu por anos com sua carreira solo, voltou ao Sabbath, foi solo novamente, Sabbath outra vez e em idas e vindas fez realty shows e etc. Ward, já debilitado não toca mais. Fez sua contribuição no retorno do Sabbath em "Reunion", album de comemoração da banda, mas ficou por ai. Butler sempre foi parceiro de Ozzy e o acompanhou em várias jornadas de sua vida. Esteve presente no palco e principalmente na vida pessoal do MadMan, onde o ajudou a se libertar de algumas drogas.
Até o fechamento desta matéria o Sabbath conta com Dio nos vocais e Vinny Appice na bateria, Iommi e Geezer em suas posições originais compõe o quarteto.

Curiosidades sobre o Sabbath:
A banda teve vários vocalistas, dentre eles: Ian Gillan (Deep Purple), e Rob Halford ( Judas Priest);
A música Paranoid foi composta e gravada de improviso e direto da primeira vez que foi tocada. Ela foi feita de qualquer maneira somente para preencher os 3 minutos de gravação que restavam no LP;
Iommi já foi guitarrista do Jethro Tull.