sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mostra de Teatro cenaHum - Curitiba

Mostra de teatro - cenaHum

A Academia de Artes Cênicas cenaHum promove de 17 de novembro a 15 de dezembro a 29ª Mostra de Teatro. As apresentações são de terça a domingo e vão desde comédias como em Peripécias, passando pelo infato juvenil - Shakespirando - e indo de encontro ao drama em Re-Medéia.
Inaugurada em 18 de dezembro de 1995, em Curitiba, a Cena Hum – Academia de Artes Cênicas é uma empresa criada para desenvolver atividades na área das artes cênicas, ou seja: teatro, dança, circo e ópera. Um espaço aberto às investigações artísticas.
Em seu primeiro ano, a Cena Hum realizou projetos que revolucionaram o perfil das atividades teatrais em Curitiba, lançando cursos, montando espetáculos para crianças, adolescentes e adultos, inovando o cenário artístico. Tais atividades incentivaram a existência de novos espaços culturais, proporcionando maior divulgação e oferta de trabalho ao público paranaense.
Em 1997 a Cena Hum funda o NET - Núcleo Externo de Teatro (produção e criação de grupos teatrais em locais fora da sede da Academia, como empresas, escolas e instituições de eventos, atualmente com trabalhos realizados em quatro empresas e na cidade Paranaguá) e NPE – Núcleo de Performance em Eventos (apresentação de alunos-atores em animações de festas e datas comemorativas). Em 1999 é criado NTP – Núcleo de Teatro Profissional (espetáculos profissionais com alunos formados pela Cena Hum e atores convidados da classe artística paranaense, conquistando diversos prêmios pela qualidade dos trabalhos montados).
Visando abranger suas atividades, em 2001 a escola passa a oferecer aulas de canto, com o intuito e aprimorar a atuação do ator e responder a demanda de público espontâneo. No ano seguinte, a Cena Hum cria o NDC – Núcleo de desenvolvimento coreográfico, a fim de ofertar atividades da área da dança clássica e moderna.
A Cena Hum vem realizando, em média, 20 espetáculos e dezenas de eventos por ano. Recebeu inúmeros prêmios e troféus em sua história, destacando-se pela qualidade de suas montagens teatrais, como também pela especializada equipe de instrutores que desenvolvem suas atividades. Os diretores da escola, George Sada e Márcio Vegas, trabalham incessantemente em novos projetos, aprimorando a cada ano a formação de seus alunos.